Este drama em três atos narra uma tradicional cena da sociedade carioca, onde a jovem Ilda deseja casar com Gustavo por amor. Mas a mãe da jovem, D. Elvira, sacrificou tudo na vida para que a filha nunca passasse necessidade e teme que Gustavo não a trate como merece ou mesmo que a afaste da filha. Garantindo que fará todos os desejos da mãe, ela concede a mão da filha.
Dez anos se passam e Ilda está infeliz com a vida e as infidelidades do marido. E sua mãe lhe pede para prometer que nunca traia seu marido. O problema é que Ilda agora está amando de verdade, e o amor de sua vida pode ir embora para a Europa para sempre. Ilda tem que tomar uma decisão, ao mesmo tempo que tem que evitar que Gustavo descubra seus sentimentos por outro.
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) foi a maior escritora da literatura brasileira na virada do século XIX para o século XX. Tendo publicado mais de 40 obras, incluindo romances, contos, crônicas e peças de teatro, foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, não tendo entrado por ser mulher. Sua obra está sendo redescoberta e hoje Júlia é analisada por pesquisadores de dezenas de universidades no Brasil e no mundo, resgatando seu lugar como a maior romancista brasileira numa época em que praticamente só homens escreviam.