No items found.

O Marido da Adúltera

Lúcio de Mendonça

Sobre o Livro

Publicado em 1882, esse romance epistolar de Lúcio de Mendonça aborda o tema do adultério, assunto recorrente na literatura brasileira na segunda metade do século XIX.

Propõe uma visão singular. Ao invés do marido matar a mulher que o trai, a única saída seria ele se suicidar, pois o rastro da traição o perseguiria se continuasse vivo.

Nesse romance epistolar, em cartas, a honra do homem, tão importante na sociedade, é questionada e a sugestão é que não há saída a não ser a morte do marido para não ser desmoralizado por seus pares.

Publicado pela primeira vez como folhetim, narra a história de Luís Marcos, que cumpre sua função social se casando com uma mulher que não ama, estando apaixonado por outra, mas acaba chegando a uma situação limite quando descobre a esposa na cama com outro homem.

Sobre o Autor

Lúcio de Mendonça (10/03/1854 – 23/11/1909), contista e poeta, foi também advogado, jornalista e magistrado. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras, escolhendo o poeta Fagundes Varela como patrono, e ocupando a cadeira nº 11. Seu primeiro livro de poemas, Névoas Matutinas, teve prefácio de Machado de Assis.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.