No items found.

O Bom-Crioulo

Adolfo Caminha

Sobre o Livro

O Bom-Crioulo conta a história de Amaro e Aleixo, a partir de uma perspectiva naturalista, isto é, de condenação da homossexualidade. Além disso, traz uma visão determinista, em que o meio corruptor (a Marinha) e a raça (Amaro é negro) determinam as atitudes dos dois personagens. A obra foi recebida com escândalo pela crítica literária da época e com silêncio por parte do público, devido a ousadia na abordagem de temas considerados tabu em finais do XIX, como o sexo entre pessoas de diferentes raças e a homossexualidade em ambiente militar. Além disso, apresentava um erotismo pouco usual para a sociedade da época.

Apesar de ser uma obra visivelmente racista e homofóbica, O Bom-Crioulo tem valor histórico. Esse trabalho do autor é o primeiro romance brasileiro cuja temática principal é a homossexualidade. Assim, apesar do tom condenatório e punitivo, pela primeira vez na história da literatura brasileira, o protagonismo é dado a personagens homossexuais.

Sobre o Autor

Adolfo Ferreira dos Santos Caminha nasceu em Aracati (Ceará) a 29 de maio de 1867 e morreu precocemente, aos 30 anos, no Rio de Janeiro em 1° de janeiro de 1897. Um dos principais representantes do naturalismo no Brasil, sua obra, densa, trágica e pouco apreciada na época, é repleta de descrições de tragédias, perversões e crimes. O naturalismo de Caminha retrata os vícios do homem, a sexualidade, a traição e o homossexualismo, sem fugir da polêmica. Suas obras são caracterizadas pelo determinismo e pela zoomorfização, como é possível verificar em seu livro mais famoso, o romance Bom-Crioulo. O estilo de escrita era simples, comnuma linguagem acessível. Adolfo Caminha colaborou também com a imprensa carioca, escrevendo para os jornais, Gazeta de Notícias e Jornal do Comércio. Nos últimos anos de vida, já tuberculoso, lançou seu último romance, "Tentação", em 1896.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.