Reunindo 12 contos diferentes, esta coletânea exibe um retrato histórico e literário de uma cidade em formação. São histórias que apresentam o cotidiano da São Paulo dos anos 20, com os conflitos vividos por personagens anônimos, mas com nomes de pessoas importantes da literatura e da história. O autor recorre a uma linguagem de fácil entendimento, utilizando-se de elementos populares.
Das figuras marginais da São Paulo, compostas pelos imigrantes italianos até a alta burguesia, o autor retratou uma época da cidade em formação no início do século XX, que se tornaria a cidade mais importante do Brasil no final do mesmo século. Com humor e crítica social, mas também com a observação de detalhes típica dos modernistas, é uma obra fundamental para entender a formação do Brasil.
Antônio Castilho de Alcântara Machado de Oliveira nascei na capital de São Paulo, em 1901 e faleceu no Rio de Janeiro em 1935. Foi jornalista, político e um dos mais importantes escritores do primeiro tempo modernista. Escreveu diversos contos e crônicas, além de um romance inacabado. Sua temática e estilo retrataram o mundo do imigrante italiano e seus esforços de integração a São Paulo.