Num livro raro para o grande poeta, o leitor terá a chance de conhecer os contos de Olavo Bilac. Publicado em 1897 sob o pseudônimo de Bob, essas historietas contam pequenos causos anedóticos, alguns com duplo sentido e bastante humor. Como não poderia deixar de ser, o poeta intercala algumas histórias com poemas, mostrando todo o seu talento.
Composto de 11 contos e cinco poesias, este livro narra histórias cotidianas das grandes cidades, do povo à elite. Um livro diferente, com casos que beiram temas picantes, mas com final satírico. Obra interessante para os leitores conhecerem o lado de prosa de um dos maiores poetas da literatura brasileira.
Olavo Bilac (1865-1918), o “Príncipe dos poetas”, foi poeta, jornalista, contista e cronista brasileiro. Escreveu a letra do Hino à Bandeira. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Envolveu-se com os preceitos republicanos e nacionalistas. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano, sendo considerado o mais popular autor deste movimento.