No items found.

Clara dos Anjos

Lima Barreto

Sobre o Livro

Clara dos Anjos é um romance póstumo de Lima Barreto, cuja elaboração levou mais de uma década. Tema atualíssimo, a obra é uma denúncia das mais contundentes do preconceito social e racial vigente na sociedade brasileira. Ambientado no Rio de Janeiro de 1922, o autor retrata o tema da discriminação em que ele expõe, por meio de sua protagonista, uma jovem suburbana pobre e negra e sua dramática história; uma denúncia contundente com foco na discriminação da mulher negra e pobre, a visão machista dada às mulheres, a desigualdade social, o preconceito racial e a divisão de classes que ainda hoje, um século depois, ocorrem no Brasil.


Filha de um carteiro e de uma dona de casa, Clara dos Anjos, jovem mulata do subúrbio carioca de Inhaúma, fica conhecendo Cassi Jones, rapaz de família rica e socialmente bem posta, numa roda de viola na casa de seus pais. Conquistador, sem caráter, Cassi é famoso por seduzir mulheres casadas e moças humildes, engravidando-as e destruindo suas vidas. Mesmo sabendo disso, Clara acaba se envolvendo com Cassi. Nesse relacionamento, a jovem é vítima da discriminação que cria um enorme fosso entre sua família negra e suburbana e a família branca e abastada de Cassi Jones.

Apesar de apresentar um final satisfatório, Clara dos Anjos é um romance inacabado, segundo o próprio autor. A obra está inserida no contexto do pré-modernismo: é realista, antirromântica, apresenta crítica sociopolítica, mostra a realidade do subúrbio e denuncia o preconceito racial.

Sobre o Autor

Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881 no Rio de Janeiro e faleceu em 01 de novembro de 1922, também no Rio de Janeiro. Descendente de escravos, sentiu na pele a exclusão social devido à sua origem, inclusive nos meios acadêmicos. Além do alcoolismo, enfrentou diversos problemas de saúde em sua vida e foi internado em hospício por mais de uma vez. Jornalista e escritor brasileiro da fase pré-modernista da literatura, publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos anarquistas do início do século XX. Sua obra está impregnada de fatos históricos e de uma perspectiva da sociedade carioca, dos ambientes e os costumes do Rio de Janeiro e faz uma crítica à mentalidade burguesa da época, escolhendo para tratar desses temas a sátira, cheia de ironia, humor e sarcasmo. Lima Barreto foi um escritor do seu tempo e de sua terra. Anotou, registrou, fixou e criticou asperamente os acontecimentos da República. Tornou-se uma espécie de “cronista” da antiga capital federal.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.