Casa Velha é uma novela de Machado de Assis que foi publicada em folhetim no periódico A Estação entre janeiro de 1885 e fevereiro de 1886. Nunca foi publicado como livro durante a vida de Machado de Assis, e é considerado um conto grande ou uma novela.
Casa Velha narra a história de amor proibido entre Lalau e Félix, cuja mãe não consentia no casamento do filho, nem com a insistência de um cônego que passa a fazer parte do ambiente familiar durante suas pesquisas na biblioteca do falecido ministro, pai de Félix. Segredos revelados impedirão a união do casal, mas poderá o amor sobreviver à decepção?
Machado de Assis (1839/1908), foi o escritor brasileiro considerado o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Foi testemunha da transição política brasileira quando a República substituiu o Império e foi um grande comentarista dos eventos políticos e sociais de sua época. Fundador da Academia Brasileira de Letras, por sua importância, a Academia passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.