Único livro em prosa do jovem poeta falecido precocemente, Carolina é uma história de amor e tragédia juvenil, abordando o tema da gravidez indesejada e abandono, o que tornava a vida das mulheres insustentável no século XIX.
Carolina é uma história muito triste que envolve amor, paixão, traição, ódio, morte e finalmente perdão. Apresenta o retrato de uma época de conservadorismo e tabus sexuais. O romance – escrito em 1856 – conta a história de uma jovem que, ao ser abandonada após a descoberta de uma gravidez, opta pelo caminho da prostituição e tem um final surpreendente
Casimiro José Marques de Abreu nasceu em Capivari, Rio de Janeiro, em 1839. Trabalhou nos negócios do pai, imigrante português, que não gostava de suas veleidades literárias, apesar de ter bancado a edição de seu livro “As Primaveras”, em 1859. Foi maiias um daqueles poetas levados pela maldita tuberculose, aos 21 anos, em 1860, em nova Friburgo, para onde tinha se retirado para ver se o clima mais ameno o ajudava a se recuperar.