No items found.

As Primaveras

Casimiro de Abreu

Sobre o Livro

Um dos mais populares e dos mais lidos livros do Romantismo Brasileiro, As Primaveras foi o único livro publicado em vida pelo autor. Com linguagem simples, agrupa todos os seus poemas, os quais giram em torno de três temas básicos: o lirismo amoroso, a nostalgia (da infância e da pátria) e a tristeza da vida.

Neste livro, Casimiro reforça o sentimentalismo exacerbado, a idealização da figura feminina, o egocentrismo e os devaneios juvenis, características fundamentadas pela escola ultrarromântica. Dos mais celebrados, o poema “Meus Oito Anos” gira em torno da saudade da infância e da terra natal, a maior parte delas escritas durante sua estada em Lisboa. Nostálgico, lírico e dono de uma poesia extremamente musical, o poeta carioca continua encantando e cativando leitores jovens e adultos, de ontem e de hoje.

Sobre o Autor

Casimiro José Marques de Abreu nasceu na Barra de São João, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 4 de janeiro de 1839 e morreu no dia 18 de outubro de 1860, muito jovem, aos 21 anos de idade, vítima da tuberculose. Aos treze anos transferiu-se para o Rio de Janeiro para trabalhar com o pai no comércio. Com ele, embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu a maior parte de sua obra. Publicou somente uma obra de poesias intitulada As Primaveras, cujos temas abordavam a casa paterna, a saudade da terra natal e o amor. Espontâneo e ingênuo, de linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do Romantismo no Brasil. É o patrono da cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras.

FALE CONOSCO

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Todos os direitos reservados © 2023.